Portal do Governo do Estado do Piauí
Informação e cidadania acessíveis ao cidadão

Notas e avisos importantes

Notas e avisos importantes
keyboard_arrow_right

Despacho - Procedimento para fazer a TELEMEDICINA

Segue em anexo as informações dos passos para fazer o agendamento da Perícia Médica do Estado via TELEMEDICINA

Anexo
keyboard_arrow_right

Folder Coronavírus para baixar - Orientações

Folder explicativo sobre o Coronavírus para baixar e imprimir. Contém orientações e dicas importantes para prevenção do vírus Codiv-19.

Anexo
keyboard_arrow_right

Artigo - Gênero e saúde: Aspectos psicossociais à saúde dos homens

Gênero e saúde: Uma reflexão acerca dos aspectos psicossociais da atenção à saúde dos homens.O Brasil é um dos pioneiros na operacionalização de estratégias de cuidado voltadas especificamente para a saúde do homem.

Anexo
keyboard_arrow_right

Artigo - Doenças Psicossociais Relacionadas ao Trabalho

Problemas como depressão e estresse muitas vezes estão associados à carga horária excessiva. À pressão para concluir as tarefas, os conflitos interpessoais, típicos de ambientes muito competitivos, entre outros fatores, estão relacionados às atividades e ao ambiente de trabalho

Anexo
keyboard_arrow_right

Artigo - Doenças Relacionadas ao Uso do Computador

A Síndrome da Visão do Computador (CVS) ocorre quando o usuário apresenta uma ou mais das seguintes queixas: fadiga ocular, cansaço visual, sensação de ardor, vermelhidão, irritação, visão turva e olho seco, entre outras. t

Anexo
keyboard_arrow_right

Artigo - Diabetes e a Perda Auditiva

Com o objetivo de investigar a relação entre perda auditiva e Diabetes Melittus e a fim também de contribuir para resultados mais precisos sobre o assunto, um estudo procurou descrever as características audiológicas de indivíduos portadores de Diabetes Melittus. Artigo completo em anexo.

Anexo
keyboard_arrow_right

Artigo - Situações Antiergonômicas no Trabalho com Computador

1- Trabalhar com o monitor deslocado para a lateral pode ocasionar dor no pescoço, na região do trapézio e do músculo esternocleidomastóideo. 2- Trabalhar com o telefone preso entre o pescoço e o ombro, pode ocasionar dor crônica na região do trapézio e do músculo esternocleidomastóideo. Artigo completo em anexo.

Anexo
keyboard_arrow_right

Artigo - Síndrome de Burnout

Caracterizada por exaustão emocional, despersonalização, reduzida satisfação pessoal em relação ao trabalho, indolência, sentimento de culpa, incompetência e ineficácia, a síndrome de burnout tem recebido especial atenção por parte dos pesquisadores em saúde do trabalhador. Artigo completo em anexo.

Anexo
keyboard_arrow_right

Artigo - Incontinência Urinária e a Fisioterapia

Incontinência Urinária (IU) é a perda involuntária da urina pela uretra. Esta situação clínica afeta pessoas de ambos os sexos em diferentes faixas etárias. Sua incidência aumenta progressivamente com a idade. Artigo completo em anexo.

Anexo
keyboard_arrow_right

Artigo - Voz do Professor

Professor qual a importância da sua voz? A voz representa um importante instrumento de comunicação social para a maioria dos indivíduos. Para profissionais da voz, como os professores, esta capacidade torna sua principal ferramenta de trabalho. Artigo completo em anexo.

Anexo