Portal do Governo do Estado do Piauí
Informação e cidadania acessíveis ao cidadão

Sala de Espera

Notícias

O programa Sala de Espera tem como objetivo converter o tempo ocioso de espera nas instituições de saúde em vivências construtivas com vistas a propiciar educação em saúde baseada em conhecimentos técnico-científicos. Além disso, busca desenvolver ações educativas de caráter preventivo e de promoção da saúde, orientar sobre a importância de conhecer os agravos de saúde evitáveis e motivar os participantes a atuarem como protagonistas em relação ao autocuidado, proporcionando assim, melhor qualidade devida à população, além da troca de informações e conhecimentos entre usuários, familiares e profissionais. É através da constituição destes espaços que o usuário e os profissionais de saúde podem se aproximar, criar um vínculo e respeito mútuo.

 

A Sala de Espera é um espaço importante para a prática educativa de promoção à saúde, estimula a multidisciplinaridade e a humanização do atendimento, proporcionando um ambiente de acolhimento e de troca de experiências.  Assim essa estratégia visa amenizar o desgaste físico e emocional associado ao tempo de espera por atendimento.  

 

Por meio da sala de espera são evidenciados resultados efetivos e positivos em relação à educação em saúde e cidadania dos usuários, além de ocupar esse espaço com assuntos de interesse da comunidade, abordados de maneira criativa, para que o usuário se motive a participar, tornando assim a sala de espera um grupo interligado, onde ocorra troca de experiências, informações, conhecimentos e expressões de sentimentos.