Portal do Governo do Estado do Piauí
Informação e cidadania acessíveis ao cidadão

Estudo da Morbidade e Absenteísmo

Notícias

 

MORBIDADE: conjunto de causas, ou propensão capaz de produzir uma doença. A morbidade humana é representada pelo aparecimento de diferentes problemas de saúde nas diferentes fases da vida, dependendo de fatores relacionados ao estilo de vida, ao contexto ambiental e a forma de promoção e de atendimento à saúde, peculiar a cada indivíduo.

 

O ABSENTEÍSMO: é a ausência não prevista do trabalhador ao serviço, caracterizadas como: faltas, atrasos, licenças: por motivo de saúde, maternidade, paternidade, acidente de trabalho, problemas familiares, motivos pessoais, dificuldades financeiras, dificuldades de transporte, falta de motivação; dependência química, depressão, dentre outras, afetando, portanto, a eficiência e a eficácia dos processos desenvolvidos no serviço público, diminuindo a produtividade e até mesmo a prestação mínima dos serviços, aumentando significativamente os custos de forma geral. O objetivo do PEMA é identificar à associação entre a morbidade e o absenteísmo entre os servidores públicos do Estado do Piauí.

 

O Programa identificará a relação entre absenteísmo e a morbidade,e a partir do diagnóstico da situação relacionada, proporá ações para minimização ou eliminação das causas dos problemas, como proporcionar um ambiente de trabalho limpo, confortável e saudável, promovendo a qualidade de vida no trabalho: atividades de estímulo às mudanças para hábitos alimentares saudáveis, palestras, sobre temas como: alcoolismo, tabagismo, doenças cardiovasculares dentre outras, e desenvolvimento de atividade precípua: o diagnóstico, acompanhamento do tratamento até a reinserção ao ambiente de trabalho. Esse programa também deverá ser acompanhado através do P.O (XII Programa de Ouvidoria).