Atenção a Saúde do Servidor

O Programa de Atenção ao Servidor-PAS, tem por objetivo promover o atendimento individualizado ao servidor no que se refere à atenção social, psicológica, psiquiátrica, de ordem funcional ou particular. O atendimento será realizado por profissionais especializados da área: atenção social, psicologia, psiquiatria e medicina do trabalho e as outras áreas envolvidas.
O programa abrange as demandas relacionadas ao afastamento ou aposentadoria, mediante agendamento para perícias médicas ou levantamento de tempo de serviço; as transferências de locais de trabalho; as cessões para órgãos externos; a realocação de servidores; a readaptação por motivo de saúde após análise do médico do trabalho; acompanhamento familiar; e o encaminhamento para atendimento por grupos de apoio terapêutico ou familiar.
Nessa perspectiva, o servidor é atendido na sua totalidade, ou seja, ao ser acompanhado pela área de atenção social as suas demandas são analisadas do ponto de vista individual e coletivo (família, contexto de trabalho, acesso aos sistemas educacionais, culturais, de saúde, dentre outros).
Esse programa é de fundamental importância para o servidor em função do atendimento especializado, esclarecimentos e encaminhamentos efetuados pelos profissionais que auxiliam na utilização dos recursos disponibilizados pela rede estadual e outros, bem como no exercício de direitos e deveres.