Portal do Governo do Estado do Piauí
Informação e cidadania acessíveis ao cidadão

Notícias

Notícias
CONCURSO 27 Maio, 2019 9:03

Terceira etapa do concurso para promotor de justiça é realizada

Exames foram aplicados no Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Piauí (Ciaspi)


 -

O Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Piauí (Ciaspi) e o Ministério Público do Piauí realizaram, na quinta (23) e sexta-feira (24), a terceira fase do concurso público para promotor de justiça substituto do MP-PI, que consistia em avaliação de higidez física e mental, ou seja, apresentação de exames físicos e mentais para uma junta médica. 

 

Mais de 120 candidatos estavam aptos a participar desta fase, em busca de uma das cinco vagas disponíveis. Entre os concorrentes está o analista do judiciário do estado do Ceará, Luís Cavalcante de Oliveira, que estuda até seis horas por dia. “Entendo que vai ser uma seleção bem concorrida, pois são poucas vagas, mas a expectativa é a melhor possível”, disse.


Outros vieram de mais longe ainda, como a servidora pública do judiciário do Paraná, Naíra Junqueira Estevanato, que diz ter pesquisado sobre o Piauí antes de se inscrever. “O Piauí é um estado muito atrativo, as instituições públicas daqui são bem organizadas, além de outras peculiaridades que me atraíram muito”, relatou.


Próxima etapa
A quarta fase será uma prova oral. “O conhecimento nessa hora é base de tudo, mas não pode deixar o nervosismo atrapalhar”, ressaltou a piauiense Lorena Veloso dos Santos, que sonha com a remuneração do cargo, de mais de R$ 24 mil.

O concurso é regido pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Membro da Comissão Organizadora, Débora Geane Aragão agradeceu o apoio do governo do estado. “Quero ressaltar o acolhimento e suporte para realização dessa fase”, pontuou.



Além de ceder instalações físicas para a realização da terceira fase, o Ciaspi também colaborou com recursos físicos e humanos, além de estar encarregado de validar os laudos que atestarão a aptidão ou inaptidão dos candidatos. A iniciativa decorre de um Acordo de Cooperação Técnica entre o MP-PI e a Secretaria Estadual de Administração e Previdência, assinado pelo secretário Ricardo Pontes.


Autor: André Bastos e Cristal Sá