Portal do Governo do Estado do Piauí
Informação e cidadania acessíveis ao cidadão

Notícias

Notícias
CURSO DE CAPACITAÇÃO 29 Maio, 2018 12:56

Técnicos do CIASPI participam em São Paulo de curso de aperfeiçoamento em Ergonomia

Os participantes do curso aprenderam diversas atividades relacionadas à ergonomia


 -

Os servidores do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Piauí (Ciaspi), participaram do curso prático e teórico de Análise Ergonômica do Trabalho, realizado nos dias 25, 26 e 27 de maio na cidade de Campinas- SP.

 

A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é um documento essencial na avaliação quantitativa e qualitativa dos riscos ergonômicos presentes nas máquinas, equipamentos, postos de trabalho e também na execução da atividade profissional.

 

Para a integrante da coordenação do Ciaspi, Elismary Alencar o curso contribuirá para auxiliar nas avaliações de trabalho dos servidores, sobretudo na Perícia Médica do Estado. “Buscamos conhecer novas ferramentas de análises ergonômicas para aplicarmos em funções com maior índice de afastamento no estado, estes dados serão coletados na perícia médica, através dessas ferramentas mensuramos os riscos e traçamos um plano de gerenciamento ergonômico nos postos de trabalho”, explicou.

 

Os participantes do curso aprenderam a Interpretar e seguir as normas brasileiras de ergonomia, a usar diversas ferramentas de ergonomia, a escrever o seu parecer e estabelecer um plano de ação em um documento, dentre outras atividades.

 

"Em tempos de mudanças de relações de trabalho e avanço tecnológico, a relação pessoa-trabalho-máquina deve ser melhor observada. A Ergonomia permite harmonizar  essa relação de forma a proporcionar conforto e aumento de produtividade no ambiente”, disse o  Engenheiro de Segurança do Trabalho do Ciaspi, Bráulio Ribeiro.

 

O curso foi ministrado pelo fisioterapeuta Ricardo M. Massola, formado em Ergonomia na cidade de Londres/Inglaterra, consultor Internacional em Ergonomia, Mestre em qualidade de vida, saúde coletiva e atividade física, especialista em Gestão de Qualidade de Vida e autor de diversos capítulos de livros acadêmicos sobre a implantação de Programas de Qualidade de Vida em empresas.

 

Confira mais fotos assessando o link abaixo:

 http://ciaspi.pi.gov.br/galeria/capacitacao-e-aperfeicoamento-em-ergonomia-17.html 


Autor: Ranilza Pires