Portal do Governo do Estado do Piauí
Informação e cidadania acessíveis ao cidadão

Notícias

Notícias
PREVENÇÃO 10 Outubro, 2019 16:16

Cerca de 900 servidores são beneficiados com ações da campanha "Setembro Amarelo"

“Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio” foram temas discutidos em rodas de conversas


 -

O mês de setembro passou e com ele uma série de ações voltadas a campanha nacional do Setembro Amarelo. Mês dedicado à promoção de eventos que abrem espaços para debates sobre  suicídio e valorização da vida, além de divulgação do tema alertando a população sobre a importância da discussão.

 

Visando a importância desta mobilização, a equipe multidisciplinar do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (Ciaspi), composta pelo psicólogo Ikaro Sales, a enfermeira Rayana Lima e a gerente de Atenção e Promoção à Saúde do Servidor, Elismary Alencar, visitaram diversos órgãos estaduais realizando discussões em rodas de conversas com a temática ”Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio” em todo o mês de setembro.

 

As ações foram realizadas a fim de sensibilizar os servidores estaduais para a realidade desse problema mundial e para a saúde mental.  As atividades que tiveram início na Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI), também foi desenvolvida na sede do Ciaspi, através do projeto Sala de Espera, no Esquadrão de Polícia Montada da PM/PI (EPMon), na Coordenadoria de Comunicação Social do Governo do Piauí (Ccom), na Fundação Piauí Previdência (PiauíPrev), na Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) e na Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).

 

Para o psicólogo Ikaro Salles, a campanha mobilizou toda a equipe do CIASPI, cujo apoio foi fundamental para o cumprimento da agenda junto aos órgãos da administração pública estadual. “Surpreendeu-nos a significativa adesão dos servidores às atividades propostas pelo Centro. Aspectos relacionados à saúde emocional no contexto do serviço público piauiense carecem de discussão cada vez mais refinada, haja vista ao fato de os transtornos mentais e de comportamento serem a segunda causa de afastamentos do local de trabalho. Nesse sentido, ações integradas e específicas para o público em questão são urgentes, dado o potencial de impacto social, econômico e previdenciário”, declara.

 

O luto de alguém que perde um ente querido envolve tabus, estigmas, preconceitos e desinformação, cenária que pode afetar a saúde mental dos que ficam. Conforme a Enfermeira Rayana Lima, estima-se que durante as atividades cerca de 900 servidores participaram, sendo que muitos de alguma forma vivenciaram algo relacionado ao tema.   “Pudemos observar através de diversos relatos a temática do suicídio está bem próxima de nós. Vários depoimentos de servidores estaduais nos chamaram atenção, comprovando que vergonha, culpa e dúvidas são alguns dos sentimentos experimentados por aqueles que perdem algum ente querido por suicídio”, comenta.  

 

Para diretora do Ciaspi, Flaviana Veras, a proposta das ações do Ciaspi conseguiu chegar ao objetivo, dialogar sobre o tema. “A ações da campanha do Setembro Amarelo que realizamos  junto aos órgãos públicos do Estado, buscou promover a conscientização de todos sobre a prevenção do suicídio, por se tratar de um grave problema que  poderia ser evitado através do diálogo e de informações. Por isso, conscientizar, mostrar formas de ajudar as pessoas é tão importante”, ressalta.

Alguns dando abaixo nos mostram que devemos ficar em atenção dobrada para qualquer percepção anormal de quem está próximo.

 

Dados sobre o tema

 

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado muito entre jovens. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos. Estima-se que no mundo acontece um suicídio a cada 40 segundos. De acordo com a OMS, o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios. 

 

Já no Piauí a taxa é 57% maior que a nacional. Somente em 2015, foram 8,8 casos de suicídio para cada 100 mil habitantes no Estado e no mesmo ano, no Brasil, essa taxa foi de 5,6 para cada 100 mil habitantes. A OMS também afirma que o suicídio tem como ser evitado em 90 % dos casos.

 

*Fotos de todas as ações estão na aba "Galerias" do site


Autor: André Bastos