Portal do Governo do Estado do Piauí
Informação e cidadania acessíveis ao cidadão

Notícias

Notícias
SAÚDE 26 Novembro, 2018 9:38

Servidores participam de palestra sobre cuidado da saúde do homem

A PALESTRA FOI REALIZADA PARA ORIENTAR E ALERTAR OS HOMENS A CUIDAREM DA SAÚDE


 -

A saúde do homem através de prevenções e cuidados foi tema abordado em palestra nesta sexta-feira, 23, no auditório da Secretaria de Administração e Previdência (SeadPrev). Os servidores receberam orientações sobre a importância do exame para prevenção e detecção precoce do câncer de próstata e de outras doenças, como o câncer de pênis. A iniciativa foi realizada pela Escola de Governo (Egepi) em parceria com o Centro Integrado de Atenção ao Servidor do Piauí (Ciaspi), órgãos vinculados à SeadPrev. 

 

O servidor do protocolo da SeadPrev, José Itamar, considera que algumas questões culturais podem fazer o homem deixar a saúde em segundo plano."Na minha opinião acho que é uma questão cultural. A divulgação pode ser uma forma de mudar esse pensamento em que homem só deve procurar o médico quando sentir dor ou quando já estiver doente. Os homens precisam perder um pouco desse preconceito em relação ao exame da próstata", explicou.

 

O urologista Luiz Carlos Tajra, ministrante da palestra, ressaltou a importancia da participação dos servidores em palestras que despertem o interesse do homem ir ao médico periodicamente. "Sempre falo em minhas palestras que não é só no Novembro Azul ou Outubro Rosa que as pessoas devem procurar auxilio médico, por serem meses de campanhas, mas o ano todo é azul ou rosa. Claro que nos mês de novembro existe um aumento considerado nos consultórios, pois é  um momento que massifica a procura por orientação e exames", disse.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). 

 

"Muito bom o nosso encontro de hoje. O ideal seria que nós fossemos em todas as secretarias, pois existe um público masculino bem amplo dentro do Estado. Espero que os que estiveram aqui possam levar um pouco de conhecimento que adquiriram aqui", ressaltou o urologista. 

 

O câncer de pênis é um tumor raro, com maior incidência em homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir também os mais jovens. Está relacionado às baixas à má higiene íntima e a homens que não se submeteram à circuncisão (remoção do prepúcio, pele que reveste a glande – a “cabeça” do pênis). No Brasil, esse tipo de tumor representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste, segundo dados do Inca.

 

OBS: Lembrando que todas as fotos do eventos estão em nossa Galeria

 

 http://ciaspi.pi.gov.br/galerias.html

 


Autor: Ranilza Pires e André Bastos