Portal do Governo do Estado do Piauí
Informação e cidadania acessíveis ao cidadão

Notícias

Notícias
Capacitação - Gestão em Documentos 22 Dezembro, 2017 12:33

Servidores participam de capacitação em Gestão de Documentos

As orientações foram ministradas pelo professor da UESPI Mirleno Monteiro


 -

Visando melhorar o atendimento a população e a organização de processos e arquivos do serviço público, a coordenação da Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), convidou na última terça-feira, 19, professor de Biblioteconomia da UESPI, Mirleno Monteiro, para uma capacitação na área de Gestão de Documentos. A palestra aconteceu no auditório da Vigilância Sanitária, que contou com a participação de servidores da Vigilância Sanitária do Estado e do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (CIASPI).

 

Na ocasião o professor Mirleno abordou assuntos sobre os passos da organização e técnicas de separação documental por tempo de uso, a chamada Teoria das Três Idades; Arquivo Corrente, Arquivo Intermediário e Arquivo de Guarda Permanente. “Gestão de Documentos é um conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”, afirma.

 

Além da parte técnica, a palestra foi direcionada também para um momento de reflexão.  “A nossa formação é continua. Quando a gente trabalha nessa perspectiva de ministrar uma palestra dentro de um processo de reflexivo sobre a sua própria prática, a organização dessa prática e o processo de desenvolvimento do cotidiano, é que iremos saber se realmente está desenvolvendo e atendendo a sociedade”, ressaltou o professor Mirleno.

 

Para a coordenadora de Protocolo e Arquivos da Vigilância Sanitária do Estado, Solange Araújo, a iniciativa foi oportuna para motivar e qualificar o servidor. “Esta palestra foi muito importante para atualização de informações para os profissionais que atuam em protocolos e arquivos. Nossa intenção é melhorar o trabalho e agilizar a prestação de serviços para a comunidade, instituições e empresas”, conclui.


Autor: André Bastos