Portal do Governo do Estado do Piauí
Informação e cidadania acessíveis ao cidadão

Notícias

Notícias
NOVEMBRO AZUL 24 Novembro, 2017 13:49

SeadPrev realiza ações do Novembro Azul

Alem de palestras sobre a prevenção do câncer de próstata foi ofertado atendimento multidisciplinar.


Novembro Azul -
Novembro Azul

A Secretaria de Administração e Previdência (SeadPrev), por meio da Escola de Governo, Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado(Ciaspi) e Fundação Piauí Previdência (Funprev), realizaram nesta sexta-feira, 24, ações voltadas ao Novembro Azul. As atividades aconteceram no auditório da Agencia de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) e se estendeu durante toda manhã, com a realização de exames para a saúde básica do homem, no pátio da SeadPrev.

 

O secretário de Estado da Administração e Previdência, Franzé Silva, ressaltou aos homens a importância da prevenção como fator essencial para o combate ao câncer de próstata que quando identificado no início possui maiores chances de cura. “É importante que a gente desperte isso no nosso time masculino e que essa campanha do Novembro Azul seja um momento de reflexão, mais acima de tudo, de mudança de posicionamento dos homens. Nós precisamos agir aqui de forma diferenciada, ativa e preventiva”, ressaltou o secretário Franzé Silva.

 

Alem de palestras sobre a prevenção do câncer de próstata foi ofertado atendimento multidisciplinar com aferição de pressão arterial, com 274 atendimentos, teste de glicemia, com 207 atendimentos e meatoscopia (exame de ouvido)com 90 atendimentos, além de distribuição de informativos sobre saúde do homem e de preservativos.

 

O servidor Paulo de Tarso, que participou das palestras e ações considerou a iniciativa muito válida como forma esclarecimento sobre a saúde do homem.  “Acho que o servidor está sendo beneficiado com essas ações. O homem precisa parar de achar que por não sentir nada está tudo bem com sua saúde, mas precisa prevenir e fazer seus exames”, ressaltou.

 

Em breve a equipe do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Piauí (Ciaspi) também fará uma série de atividades preventivas do Novembro Azul em diversos órgãos do estado dentre eles, no Corpo de Bombeiros Militar no Estado do Piauí.

 

“Esse evento é um marco dentro da SeadPrev porque ele integra o Ciaspi como um centro de atenção ao servidor, a Escola de Governo que já tem essa função com um olhar diferenciado para o servidor e da Fundação Piauí e Previdência. Juntos montamos este evento destinado especialmente aos homens, é também estendido às mulheres e todos os servidores e visitantes de forma geral, trazendo informações e orientações.  Trouxemos para os servidores a apresentação do Ciaspi, mostrando que o centro de apoio vai está sempre presente para qualquer tipo de apoio”, ressaltou Aline Carla, membro do comitê do Ciaspi.


Autor: Ranilza Pires