Portal do Governo do Estado do Piauí
Informação e cidadania acessíveis ao cidadão

Notícias

Notícias
PREVENÇÃO 24 Junho, 2019 14:38

Sala de Espera – Vermelho e Violeta representam as cores de conscientização em junho

Doação de Sangue e e Luta pela não violência ao idosos são os destaque do mês


 -

Entre as datas comemorativas de conscientização sobre a saúde no mês de junho, podemos destacar pelo menos duas datas que fazem referências as campanhas das cores, “Junho Violeta” e “Junho Vermelho”. O “Junho Violeta” é uma iniciativa que visa o combate contra a violência de pessoas idosas, Já o "Junho Vermelho" é uma campanha que estimular a doação de sangue e medula óssea.

 

Sendo assuntos relevantes e de interesse ao servidor, a equipe multidisciplinar do Ciaspi realizou no dia 13 de junho, uma palestra com orientações sobre os temas. A iniciativa faz parte do programa “Sala de Espera”, programa que consiste em converter o tempo ocioso do servidor antes do atendimento médico.

 

Na oportunidade as orientações foram abordadas pela Dra. Hosana Araújo e a enfermeira Rayana Leal. No momento da palestra os servidores presentes receberam folders explicativos sobre os assuntos que foram mencionados.

 

Além da movimentação que as campanhas realizam durante todo o mês, o ponto auge são as datas comemorativas; dia 14 de junho, Dia Mundial de Doação de Sangue, e 15 junho, o Dia Mundial de Combate a Violência Contra Pessoas Idosas. O mês de junho ainda faz alusão à "Afazia", problema de linguagem que na maioria dos casos são por decorrência do AVC (Acidente Vascular Cerebral).


Autor: André Bastos