Portal do Governo do Estado do Piauí
Informação e cidadania acessíveis ao cidadão

Notícias

Notícias
SAÚDE 03 Maio, 2019 9:22

Dados alertam sobre a saúde e segurança no trabalho

No Brasil a cada 49 segundos acontece um (01) acidente de trabalho


 -

Segundo dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, houve queda significativa de registros de falecimentos decorrentes de incidentes ou doenças relacionadas à atividade laboral, entre 2012 e 2018. Entretanto, ainda é de alarmar o número de acidentes de trabalho. Ocorre um 01 acidente a cada 49 segundos.

 

Os profissionais mais afetados são da área de atendimento hospitalar, e São Paulo é o Estado com maior número de registros de incidentes.

 

Nesse mesmo período, no Estado do Piauí foram registrados 19.021 auxílios-doença por acidente de trabalho, gerando impacto previdenciário de R$ 216.344.038,72. Ainda no Piauí, a área mais afetada foi a construção civil com 1.059 registros, seguida de atividades de correio com 831 registros e atividades de atendimento hospitalar sendo 674 registros. Somente em Teresina, foram registrados 7.251 registros, tendo 9 ocorrências com menores de 18 anos, e ainda 58 mortes.

 

Além de prejuízo às atividades de uma empresa, também devem ser levados em conta o transtorno a que passa a família do acidentado e o acidentado, e o rombo nos cofres públicos junto à Previdência. Os gastos estimados pelo governo no período supracitado é da ordem de R$ 82 bilhões.

 

De acordo com o Engenheiro de Segurança do Trabalho do Ciaspi, Bráulio Gonçalves, as principais causas de acidentes no Brasil estão relacionadas a fatores de segurança no trabalho.

 

“Entre os fatores de seguranças básciso estão; a não utilização de  EPI adequado, negligência na instrução ao trabalhador, falta de conhecimento técnico, atitudes imprudentes, ausência ou negligência da fiscalização, não cumprimento de leis trabalhistas, negligência aos direitos dos trabalhadores e não manutenção ou não reposição de maquinários”, afirma.

 

Elismary Alencar que é coordenadora de projetos do Ciaspi destaca outro ponto importante, às estratégias de prevenção.

 

“A prevenção de riscos, atualização de legislação, fiscalização efetiva nos postos de trabalho, assim como aplicação regulamentar de multas à estabelecimentos que descumprem as normas, são estratégias de melhorias na segurança e saúde do trabalhador”, complementa.

 

Em abril, foi lançada a Campanha de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Canpat 2019), uma iniciativa conjunta do governo federal, Ministério Público do Trabalho e entidades patronais e de empregadores. O objetivo da iniciativa foi alertar para o problema e estimular empregadores e trabalhadores a construírem ambientes mais saudáveis.

 

Fonte: Agência Brasil


Autor: André Bastos