Portal do Governo do Estado do Piauí
Informação e cidadania acessíveis ao cidadão

Notícias

Notícias
Treinamento - PERÍCIA MÉDICA 30 Outubro, 2017 11:56

Colaboradores do Ciaspi participam de treinamento no sistema de Perícia Médica

A próxima etapa corresponde ao treinamento dos médicos peritos e ao setor de recursos humanos de cada órgão.


Treinamento aos colaboradores do Ciaspi - André Sousa
Treinamento aos colaboradores do Ciaspi (André Sousa)

O Comitê Gestor do Centro integrado de Atenção ao Servidor do Piauí (Ciaspi) deu início no dia 27 de outubro, à segunda etapa de capacitação e treinamento aos colaboradores do Ciaspi, que irão gerenciar o sistema da perícia por meio de agendamento virtual. O treinamento está sendo realizado de forma individual e abrangerá o setor de agendamento, atendimento e equipe médica.

 

“Estamos implantando um novo ambiente de trabalho com uma nova metodologia de trabalho diferenciado. A ideia é fazer uma mudança física, mas também uma mudança de filosofia na área de trabalho da perícia médica, com organização de atendimento, em tempo hábil de resposta para o servidor”, disse o secretário da SeadPrev, Franzé Silva.

 

Os gestores de recursos humanos terão acesso a relatórios gerenciais dos seus órgãos para conhecimento do número total de servidores afastados e a respectiva quantidade de dias de afastamento. Para Elismary Alencar, integrante do comitê do Ciaspi, um dos maiores benefícios no agendamento online será no tempo de resposta no processo de afastamento do servidor. “Com o procedimento manual, hoje o tempo médio é de 30 a 60 dias para conclusão e a partir desse novo método virtual, os órgãos, as secretarias e o servidor terão uma resposta final em até 48h, com isso não haverá prejuízos em faltas e descontos no contracheque do servidor, pois iremos resolver rapidamente o seu processo de afastamento”, ressaltou.

 

De acordo com Aline Carla, membro do comitê do Ciaspi, a próxima etapa corresponderá ao treinamento dos médicos peritos e posteriormente se estenderá ao setor de recursos humanos de cada órgão. “Após conclusão de todo sistema de agendamento, o servidor irá se dirigir ao seu setor de recursos humanos para agendar a sua perícia médica, e se por motivo maior não poder comparecer, o agendamento poderá ser feito por um familiar”, explica.

 

A Perícia Médica do Estado do Piauí integra agora o conjunto de programas do Ciaspi. Os programas são direcionados ao estudo e ao aprofundamento do trabalho e suas relações, envolvendo os aspectos físicos, cognitivos e sociais e incluem avaliação de risco do trabalho e processo de aposentadoria dos servidores e servidoras. O Centro Integrado de Atenção ao Servidor do Piauí (Ciaspi) fica na Rua Coelho de Resende, nº 500, Centro-Sul. O telefone do Centro é o 3216-3772.


Autor: Ranilza Pires