Notícias
Ciaspi realiza mais uma ação de prevenção à saúde do servidor
“Sem cigarro sua vida ganha mais saúde” foi o tema da palestra
Em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, a equipe multidisciplinar do Ciaspi realizou mais uma ação de prevenção à saúde do servidor. A iniciativa aconteceu dentro do projeto “Na Sala de Espera”, projeto que consiste em aproveitar o tempo de espera que servidor tem antes do atendimento médico.
Na ocasião foram distribuídos folders explicativos sobre o tema de combate ao uso do tabaco, além de informações direcionadas ao chamado fumante passivo e o câncer de pulmão. A palestra foi conduzida pela Dra. Hosana Araújo e a enfermeira Rayana Leal.
De acordo com a Dra. Hosana, é importante ressaltar que o apoio aos dependentes deve ser acompanhado por uma equipe da saúde.
“É bom relembrar que as substâncias presentes no cigarro geram dependência química e por isso o paciente pode ter dificuldade para deixar de usar, sendo necessário apoio multidisciplinar”, acrescenta.
Para a enfermeira Rayana às ações que são desenvolvidas Na sala de Espera aproximam os servidores aos serviços de saúde.
“É por meio desse momento que os profissionais tem a oportunidade de desenvolver atividades de educação em saúde auxiliando na prevenção de doenças e promoção de saúde além de garantir maior acolhimento aos usuários”, complementa.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) enfatiza para a campanha deste ano três aspectos importantes;
1- A exposição ao fumo passivo que exerce sobre a saúde pulmonar, que vai desde o câncer de pulmão às doenças respiratórias crônicas como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (que inclui bronquite e efisema);
2- O tabaco fumado, em qualquer uma de suas formas, é responsável por até 90% de todos os cânceres de pulmão;
3- E o papel fundamental que os pulmões desempenham na saúde e no bem-estar de todas as pessoas.
O Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as comemorações em níveis federal, estadual e municipal.
*Mais fotos em nossa Galeria
Autor: André Bastos