Portal do Governo do Estado do Piauí
Informação e cidadania acessíveis ao cidadão

Notícias

Notícias
PREVENÇÃO 03 Junho, 2019 12:01

Ciaspi realiza mais uma ação de prevenção à saúde do servidor

“Sem cigarro sua vida ganha mais saúde” foi o tema da palestra


 -

Em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, a equipe multidisciplinar do Ciaspi realizou mais uma ação de prevenção à saúde do servidor. A iniciativa aconteceu dentro do projeto “Na Sala de Espera”, projeto que consiste em aproveitar o tempo de espera que servidor tem antes do atendimento médico.

 

Na ocasião foram distribuídos folders explicativos sobre o tema de combate ao uso do tabaco, além de informações direcionadas ao chamado fumante passivo e o câncer de pulmão. A palestra foi conduzida pela Dra. Hosana Araújo e a enfermeira Rayana Leal.

 

De acordo com a Dra. Hosana, é importante ressaltar que o apoio aos dependentes deve ser acompanhado por uma equipe da saúde.

“É bom relembrar que as substâncias presentes no cigarro geram dependência química e por isso o paciente pode ter dificuldade para deixar de usar, sendo necessário apoio multidisciplinar”, acrescenta.

 

Para a enfermeira Rayana às ações que são desenvolvidas Na sala de Espera aproximam os servidores aos serviços de saúde.

“É por meio desse momento que os profissionais tem a oportunidade de desenvolver atividades de educação em saúde auxiliando na prevenção de doenças e promoção de saúde além de garantir maior acolhimento aos usuários”, complementa.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) enfatiza para a campanha deste ano três aspectos importantes;

1-    A exposição ao fumo passivo que exerce sobre a saúde pulmonar, que vai desde o câncer de pulmão às doenças respiratórias crônicas como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (que inclui bronquite e efisema);

 

2-    O tabaco fumado, em qualquer uma de suas formas, é responsável por até 90% de todos os cânceres de pulmão;

 

3-    E o  papel fundamental que os pulmões desempenham na saúde e no bem-estar de todas as pessoas.

 

O Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o  Instituto Nacional do Câncer (INCA)  é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as comemorações em níveis federal, estadual e municipal.

 

*Mais fotos em nossa Galeria


Autor: André Bastos