Portal do Governo do Estado do Piauí
Informação e cidadania acessíveis ao cidadão

Notícias

Notícias
SAÚDE 12 Agosto, 2019 16:06

Ciaspi promove mobilização ao Dia Nacional da Saúde para servidores

As atividades aconteceram no pátio da Secretaria de Administração e Previdência (SeadPrev)


 - Andreson Bastos
(Andreson Bastos)

Em alusão ao Dia Nacional da Saúde, o CIASPI – Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí que é parte da Secretaria de Administração e Previdência do Estado (SeadPrev), realizou no ultimo dia, 9, uma mobilização de serviços gratuitos de saúde aos servidores estaduais. As atividades aconteceram no pátio da SeadPrev,  das 08h às 12h.

 

Na ocasião vários serviços foram oferecidos como; aferição da pressão arterial, teste de glicemia capilar, avaliação do pé diabético, auriculoterapia, meatoscopia, avaliação vocal, teste rápido de hepatites B e C, Sífilis e HIV/AIDS, avaliação nutricional, pilates laboral, orientações sobre primeiros socorros e outros. 

 

O secretário estadual de Administração e Previdência, Merlong Solano, esteve presente e ressaltou a preocupação com o bem-estar do servidor. “Cuidar do servidor é uma das nossas prioridades, afinal ele é o próprio Estado. Porque é ele que está na ponta, em contato direto com o cidadão, atendendo, resolvendo as mais diversas demandas”, afirmou o secretário.

 

O Dia de Saúde atendeu servidores das Secretarias de Administração e Previdência, Educação, Saúde, Fazenda, Infraestrutura,  Transportes, Justiça, Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Agência de Tecnologia da Informação, Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Piauí, Fundação de Esportes e Detran.  

 

Segundo a diretora do Ciaspi, Flaviana Veras, além da divulgação feita pelos canais digitais de comunicação, a panfletagem chamou atenção.

“Panfletos foram distribuídos com o intuito de divulgar/orientar sobre a importância do evento, fazendo com que outras pessoas também visitassem o local. O evento conseguiu a adesão de muitos participantes”, declara.

 

A enfermeira do Trabalho Rayana Amélia, que acompanha as atividades desde a elaboração até a execução, comentou a importância de realizar as atividades próximas ao ambiente de trabalho. “Esse tipo de atividades de prevenção dentro do ambiente laboral é muito confortável para os servidores, pois realizam exames, consultas e outras atividades em um só local”, comenta.

 

Durante o evento, vários parceiros estiveram presentes apoiando a iniciativa. Entre eles a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Gerência de Saúde Mental e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA); a Liga Acadêmica de Urgência, Emergência e Traumas da Universidade Federal do Piauí (Luefpi); a coordenação de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí, por meio da Liga Acadêmica de Estomatoterapia; os acadêmicos do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ensino Superior do Piauí (Faespi); o Centro de Referência Estadual a Saúde do Trabalhador (Cerest) e o Estúdio de Pilates Juliana Probo.

 

As gerentes do Ciaspi, Elismary Alencar e Aline Coelho, comemoraram os resultados atingidos, ressaltando que muitos servidores puderam usufruir dos serviços oferecidos. No total, foram realizados 821 atendimentos, sendo Glicemia capilar - 214, Aferição de pressão arterial - 209, Meatoscopia - 80, Auriculoterapia - 70, Avaliação do pé diabético - 14, Avaliação Nutricional - 61, Testagem rápida  (HEP B e C, Sifilis e HIV) - 64, Pilates Laboral - 45, Avaliação vocal - 44 e Instrução de primeiros socorros - 20.

 

O Dia Nacional da Saúde é importante para promover a conscientização sobre a importância dos cuidados que cada um deve ter com o corpo. Um dia para ressaltar a importância de buscar no dia-a-dia por um equilíbrio físico e mental. Para isso alguns fatores devem ser seguidos, como uma boa alimentação, um bom descanso, atividades físicas e cuidados com a higiene pessoal.

 

*Todas as fotos da mobilização do Dia Nacional da Saúde estão na aba "Galerias"


Autor: André Bastos