Portal do Governo do Estado do Piauí
Informação e cidadania acessíveis ao cidadão

Notícias

Notícias
CAPACITAÇÃO 01 Novembro, 2019 14:52

Ciaspi lança programas de saúde laboral voltados para operadores do 190

Os programas têm como objetivo promover a atenção à saúde física, vocal e auditiva dos profissionais.


 -

A Secretaria de Administração e Previdência (SeadPrev), por meio do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (Ciaspi), e em parceria com o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) lançou, nessa quarta-feira (30), o Programa de Conservação Vocal e Auditiva e o Programa de Atenção Multiprofissional, ambos voltados para militares que atuam no disque 190. Os programas têm como objetivo tratar o stress relacionado com o tipo de trabalho executado pelos oficiais e promover a atenção à saúde física, vocal e auditiva destes profissionais. O lançamento foi realizado no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) da Policia Militar do Piauí.

 

De acordo com Elismary Alencar, gerente de Atenção e Promoção à Saúde do Servidor, o Programa de Atenção Multiprofissional é pioneiro no país quando se trata de atendimento aos operadores do 190. " As atividades destes operadores de teleatendimento exigem um esforço físico, mental, emocional e afetivo, acarretando desgastes e aumento dos níveis de stress individual.Esta atenção multiprofissional é voltada especialmente para a ergonomia e nunca havia sido implantada neste tipo de atendimento", explicou Elismary Alencar.

 

Um dos beneficiados pelos programas será o cabo Ivaldo Amorim, que agradeceu o olhar para atividade policial. "Nós ganhamos e ganha a sociedade. O policial tem que estar preparado para o atendimento. Este projeto vai nos ajudar muito nessa preparação", afirmou Ivaldo Amorim.

 

Já a 2ª Sargento, Josiane Gomes, explica que além da valorização a iniciativa é uma oportunidade de aprimoramento de conhecimento. “A capacitação tem que ser continua e com esse cuidado para atividade policial, vai beneficiar não só a nós colaboradores, mas também toda a sociedade”, completa.

 

Representando a secretária de Administração e Previdência, Ariane Sídia, a superintendente de Licitações e Contratos, Àlina Menezes, destacou a relevância do trabalho do disque 190 para a sociedade e a importância de cuidar da saúde destes profissionais. "O Ciaspi está de parabéns pela iniciativa de deixar os muros da SeadPrev e ir até o servidor. O programa conta com avaliação e atendimentos realizados no próprio ambiente laboral, sem necessidade de deslocamento. Isso evita que haja prejuízos nas escalas, nos processos de trabalho e oportuniza que os profissionais da saúde possam conferir in loco a rotina de trabalho e as necessidades de cada operador", pontuou a superintendente.

 

O chefe do Copom, major Gustavo Campelo, ressaltou que o programa evidencia a valorização do trabalho do policial militar. "Com o programa de Conservação Vocal e Auditiva, o policial vai ter ferramentas para melhorar o seu trabalho, sua postural laboral, sua mentalidade, sua voz, representando um ganho individual que refletirá em todo atendimento do 190”, pontuou Gustavo Campelo.

 

O projeto vai contemplar 100% de todo o efetivo dos operadores do 190. O departamento gerencia cerca de 100 policiais que trabalham numa escala de 6h de trabalho. Em média, são atendidas mil ligações diariamente.

 

*As fotos do evento estão na aba "Galerias" do site


Autor: André Bastos e Celina Honório