Portal do Governo do Estado do Piauí
Informação e cidadania acessíveis ao cidadão

Notícias

Notícias
CAPACITAÇÃO 22 Outubro, 2018 11:24

Ciaspi comemora dia do professor no Liceu Piauiense

Na ocasião houve homenagens e considerações sobre o projeto A Voz do Professor


Professores recebem homenagens pelo o seu dia -
Professores recebem homenagens pelo o seu dia

Na semana em que se comemora o Dia do Professor, a equipe multidisciplinar do Ciaspi que desenvolve o projeto A Voz do Professor, projeto que visa à saúde vocal do educador, homenageou os professores do Colégio Estadual Zacarias de Góis, o Liceu. A iniciativa faz parte de uma das etapas de socialização do projeto.

 

Na ocasião foi organizada uma votação para escolha dos professores que em sua particularidade expressa alguma qualidade  ou característica entre os colegas. Entre elas estão; Simpático, Versátil, Extrovertido, Criativo, Alegre, Conselheiro e Paciente. (Fotos na aba Galeria)

 

Para o diretor do Liceu, Edvaldo Francisco de Lima, a equipe do Ciaspi está de parabéns pela iniciativa. “Aproveito a oportunidade para parabenizar cada um de vocês pelo o seu dia e agradecer o empenho. Vocês merecem isso e muito mais. Agradecer também ao Ciaspi que apesar da dificuldade em construir a logística dos grupos para o projeto, está tudo bem encaminhado e está dando certo. Os professores nos chegam elogiando sobre os temas e a relevância para a continuação do mesmo ”, declarou.

 

A professora de Espanhol, Gracinete Costa, também expressou sua gratidão. “Em nome dos professores quero agradecer pela escolha do nosso colégio. Tem sido muito bom para mim. É um momento que além de receber as orientações, é também um momento de descontração e de desestressar”, acrescentou.

 

 Já a professora de Geografia e ex-diretora do Liceu, Clemilda Gomes, acredita que o projeto tem tudo para decolar e  melhorar a qualidade de vida do educador. “Projeto inovador e necessário para a nossa classe, um projeto com um olhar diferente para nós que desempenhamos ‘N’ papeis. Isso vai muito mais além de uma sala de aula”, afirmou.

 

O professor de filosofia, Leônidas de Sá, que também trabalha na área da saúde,  destacou o avanço e cuidado com servidor. “Ao longo dos anos a gente ver muitos servidores ficando doentes por esse e outros motivos, e poucos projetos tem sido feito. Eu elogio e parabenizo a equipe do Ciaspi pela preocupação com nós professores, um passo importante na Educação do Estado”, comentou.

 

Outro aspecto que chamou atenção de Roselle Santos, professora de Educação Física, foi o alerta quanto ao futuro, a prevenção. “Eu particularmente não dei muita importância para minha voz. E depois de está participando desses encontros é que você vai tendo esse olhar para si mesmo. Eu nunca me preocupei em falar alto, a gente acha que nunca vai perder a voz nunca vai ter problema”, mencionou.

 

A equipe do Ciaspi tem se mostrado otimista com os resultados. De acordo com a fonoaudióloga Ludmwyla Carvalho, que também é responsável pelo o projeto, o engajamento dos professores fez toda a diferença. “O projeto já alcançou alguns objetivos, observamos algumas mudanças de hábitos e posturas que contribuem para a manutenção da Saúde Vocal e para a valorização e reconhecimento do servidor”, afirmou.

 

A Voz do Professor

 

O Projeto A Voz do Professor tem o objetivo de promover a saúde vocal e prevenir alterações vocais que são tão comuns nesses profissionais. O projeto é bastante abrangente e não se limita às questões fonoaudiológicas, promove a saúde geral do professor, buscando reduzir os afastamentos e prevenir o adoecimento. Engloba a participação de uma equipe multiprofissional, como Psicólogo, Assistentes Sociais, Fisioterapeuta e Enfermeiros, dentre outros.


Autor: André Bastos