Portal do Governo do Estado do Piauí
Informação e cidadania acessíveis ao cidadão

Notícias

Notícias
CAPACITAÇÃO 07 Outubro, 2019 10:49

Ciaspi apresenta o programa A Voz do Professor na IV Jornada Piauiense de Saúde do Trabalhador

O IV Encontro da Vigilância Sanitária e a IV Jornada da Saúde do Trabalhador aconteceram no auditório do Coren-Pi


 -

A equipe multiprofissional do Ciaspi foi convidada para apresentar a experiência exitosa do programa A Voz do Professor no IV Encontro Piauiense de Vigilância Sanitária e IV Jornada Piauiense de Saúde do Trabalhador - O SUS no Piauí em Constante Vigilância.

 

O evento que aconteceu nos dias 01 e 02 de outubro no auditório do Conselho Regional de Enfermagem (Coren -Pi), foi realizado por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) através da Diretoria  de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa).

 

Na oportunidade a gerente de Atenção e Promoção a Saúde do Servidor (Ciaspi), Elismary Alencar, além de apresentar a experiência exitosa, também pontuou outros programas que são desenvolvidos pelo centro.  A Voz do Professor é um programa pioneiro desenvolvido pelas fonoaudiólogas, Naiana Rabelo e Ludmwyla Carvalho, na promoção de saúde no quesito da conservação vocal nas escolas estaduais do Piauí.

 

O trabalho que começou em 2018 já beneficiou mais de 150 professores em algumas escolas estaduais como: CETI Zacarias de Góis - Liceu Piauiense, CETI Helvídio Nunes, CETI Professor Darcy Araújo, CETI Gov. Dirceu Mendes Arcoverde, CEEP José Pacífico de Moura Neto e Instituto Superior de Educação Antonino Freire.

 

Além da apresentação do Ciaspi, boa parte dos hospitais estaduais e Centros Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) compartilharam de suas experiências exitosas.

 

De acordo com a diretora de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), Tatiana Chaves, os relatos das experiências apresentadas vão servir como incentivo para que outros núcleos copiem e desenvolvam iniciativas a partir do que viram. 

“Nosso objetivo foi promover a troca de conhecimentos, experiências e reflexões sobre o fortalecimento da atuação da vigilância sanitária e saúde do trabalhador, visando à redução dos riscos e agravos a saúde, melhoria do cuidado e segurança do trabalhador e da população”, salienta.

 

A programação ainda contou com a participação do secretário de estado da saúde, Florentino Neto, da  Promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Claudia Seabra, representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Maria Dolores Nogueira, representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carla Ulhoa, entre outras autoridades. 

 

[Com informações da assessoria de comunicação da Divisa]

 

*Fotos do evento estão no site na aba "Galerias" 

 


Autor: André Bastos