Portal do Governo do Estado do Piauí
Informação e cidadania acessíveis ao cidadão

Notícias

Notícias
CAPACITAÇÃO 07 Dezembro, 2018 11:29

Bullying é tema de roda de conversa com professores do Liceu Piauiense

A iniciativa faz parte do programa A Voz do Professor


 -

Uma em cada dez estudantes brasileiros é vitima de Bullying. Prática que se refere a ações de intimidação e violência física ou psicológica continuada. O dado é do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2015. Observando essa estatística e também por ser um tema constante em sala de aula, a equipe Multidisciplinar do Ciaspi através do programa a Voz do Professor reuniu professores do Colégio Liceu Piauiense para uma roda de conversa para tratar sobre o tema.

 

Para iniciar o “bate-papo”, os professores foram orientados a usarem seus celulares para falar da auto-estima, situação comum entre os alunos que sofrem desse mal. No segundo momento a dinâmica seguiu para as características mais comuns do Bullying, nesse sentido cada professor expressou sua opinião sobre o tema escrevendo em um papel pelo menos uma dessas características. Entre elas estavam; covardia, chacota, agressão, dor, repulsa e sofrimento.

 

Para a professora de Espanhol, Gracinete Costa, uma simples brincadeira pode se torna uma prática de Bullying. “O aluno às vezes nem percebe, mas o fato dele de repetir várias vezes a brincadeira com a mesma pessoa pode caracterizar essa prática”.

 

Entre outras formas desse tipo de agressão estão; Verbalmente- através de xingamentos ou observações maldosas constantes, Fisicamente – bater; empurrar; Relações Interpessoais – exclusão Social, espalhando mentiras ou boatos; Materialmente – quebrando ou tomando pertences.

 

Ainda de acordo com a assistente social e mediadora da discussão, Marta Barbosa, com a chegada da internet e as tecnologias de comunicação, esse quadro ganha um novo nome e formato, o Cyberbullying ou Intimidação eletrônica.  

 

“Esta forma relativamente nova pode incluir postagens de fotos constrangedoras, o envio de e-mails ou textos desagradáveis, mensagens maliciosas ou zombaria de um alvo em sites ou redes. Precisamos estar atentos e orientar os alunos a essas novas práticas”, concluiu Marta.

 

*As fotos estão em nossa Galeria


Autor: André Bastos