Notícias
Apresentação e socialização do Protocolo de Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho é tema de reunião
O encontro aconteceu no auditório do CEREST
Na última terça-feira, 12, a equipe multidisciplinar do CIASPI a convite do CEREST (Centro de Referência da Saúde ao Trabalhador) participou de uma reunião onde houve a apresentação e socialização do Protocolo de Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT). O encontro aconteceu no auditório do CEREST e foi conduzido pela fonoaudióloga do CEREST, Doutora Carlene Bitu.
O objetivo do encontro foi alinhar as orientações e ações que serão desenvolvidas para que a divulgação do Protocolo para os estabelecimentos de saúde, públicos e privados, aconteça de forma eficiente e contribua para identificar e subsidiar as ações de vigilância dos casos de DVRT e, ainda, discutir as possibilidades de realizar a notificação desses casos.
De acordo com o estudo realizado alguns fatores de risco podem desencadear ou agravar o quadro de alteração vocal do trabalhador, como por exemplo: jornadas de trabalho prolongadas, acúmulo de atividades, demanda vocal excessiva, ausência de pausa e de locais de descanso durante a jornada, trabalho sob forte pressão, equipamentos inadequados, dificuldade de acesso à hidratação (água), postura, dentre outros.
O protocolo ainda estabelece a utilização de critérios, definidos em consenso por especialistas, que permitem a produção, análise e avaliação epidemiológica dos dados, o que contribui para a identificação da real magnitude de casos de DVRT , embasando as ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador.
Autor: André Bastos