Portal do Governo do Estado do Piauí
Informação e cidadania acessíveis ao cidadão

Notícias

Notícias
SAÚDE 26 Abril, 2018 16:05

Ações são realizadas no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

Hipertensão - Mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde


 -

O Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial é celebrado em 26 de abril. Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde. Em alusão a esta data, o Centro Integrado de Atenção ao Servidor Publico do Estado do Piauí (Ciaspi), realizou ações de prevenção e promoção de saúde na manhã do dia 26.

 

Na oportunidade foram ministradas palestras voltadas ao tema, disponibilizando aferição de pressão arterial aos pacientes que aguardavam atendimento para Perícia Médica do Estado, além de orientações e distribuição de panfletos informativos.

 

Para a Enfermeira, Maria do Carmo Araújo, a iniciativa foi planejada a partir do fluxo de pessoas que são atendidas semanalmente na Pericia Médica.

 

“Conseguimos alinhar a ocasião do Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão com o nosso trabalho diário. Foi bem proveitoso e logo de início percebemos que foi um serviço bem aceito e que as pessoas estão abertas a esse tipo de informações, sendo que muitas até agradeceram. Além de ser uma ação que não custa dinheiro, só a boa vontade”, afirmou.

 

A hipertensão também está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. Ela é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vasculares cerebrais (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. No mundo, cerca de sete milhões de pessoas morrem a cada ano, e 1,5 bilhão adoecem por causa da pressão alta. A hipertensão é caracterizada quando a pressão arterial está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamado de “12 por 8”.

*Confira as fotos da ação em nossa galeria clicando no link abaixo:

 

http://ciaspi.pi.gov.br/galeria/dia-nacional-de-prevencao-e-combate-a-hipertensao-13.html


Autor: André Bastos