Portal do Governo do Estado do Piauí
Informação e cidadania acessíveis ao cidadão

Notícias

Notícias
CAPACITAÇÃO 26 Abril, 2018 8:44

Abril Verde: Servidores participam de palestras sobre saúde e segurança no trabalho

Ergonomia no trabalho e integração entre as políticas de promoção e segurança na saúde estiveram entre os temas abordados


 -

Na busca de prevenir e conscientizar os servidores públicos do Estado sobre as condições de trabalho, a secretaria de Administração e Previdência do Estado do Piauí (SeadPrev) juntamente com o Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (Ciaspi)  e Escola de Governo (Egepi), promoveram no dia 19,  duas palestras no contexto da temática do “Abril Verde”. Mês escolhido para promoção de ações e campanhas em prol de ambientes de trabalho saudáveis em razão do dia Mundial da Saúde e Segurança no trabalho, comemorado em 28 de Abril.

 

As palestras foram ministradas pelo o Psicólogo Ikaro Sales, e o Engenheiro do Trabalho Bráulio Gonçalves, ambas no auditório do Ciaspi. No primeiro momento o psicólogo discutiu a necessidade de maior integração entre as políticas de promoção à saúde e políticas de segurança e saúde no trabalho.

 

“A OTI já reconhece o ambiente e as condições de trabalho como processos determinantes para os níveis de saúde de uma população. Trabalhar um enfoque de avaliação e gestão de riscos implica identificar definir prioridades, e implantar soluções, visando reduzir ou eliminar seu efeito deletério. Nesse sentido os fatores de risco psicossocial que emergem nesse contexto, como o stress, por exemplo, merecem atenção na operacionalização dos dispositivos de avaliação e gestão do risco ocupacional”, enfatizou Ikaro.

 

Já Bráulio destacou a importância de se investir na proposta da Ergonomia no trabalho, ferramenta que pode melhorar a produtividade e eficiência das tarefas realizadas.

 

“Com a Redução de Absenteísmo; podemos reduzir a quantidade de afastamentos e acidentes de trabalho. A Melhoria na Qualidade de Vida no ambiente de trabalho saudável é outro ponto importante. Temos também a Valorização Profissional; trabalhador se sente valorizado quando se vê que há preocupação do empregador com seu ambiente de trabalho. E por sua vez a Produtividade; com redução de afastamentos, produtos ou entregas são feitas dentro do prazo estipulados”, acrescentou.

 

Ao final do programa foram sorteados livros com o tema “Saúde no Trabalho” doados pelo o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), que na ocasião foirepresentado por Marcilene Machado, Coordenadora Técnica Pedagógica dos cursos de Segurança, Meio Ambiente e Educacional, e Maria da Luz Araújo, Analista de Recursos Humanos. O SENAC é um dos parceiros nos projetos da Escola de Governo do Estado.

 

Dados: Ministério da Fazenda

 

Essa relevância que o setor dá ao tema se reflete na redução dos acidentes e doenças ocupacionais no Brasil. Dados da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda (MF) apontam que o número de acidentes de trabalho por grupo de 10 mil profissionais caiu mais de 25% entre 2007 e 2016, passando de 137,8, em 2007, para 103,0, em 2016.

 

*Confira as fotos das palestras em nossa galeria clicando no link abaixo:

 

http://ciaspi.pi.gov.br/galeria/abril-verde-palestras-sobre-saude-e-seguranca-no-trabalho-2-12.html

 

 

Autor: André Bastos