Portal do Governo do Estado do Piauí
Informação e cidadania acessíveis ao cidadão

Notícias

Notícias
SAÚDE 26 Abril, 2019 12:49

Abril Verde: o mês da saúde do trabalhador

O projeto Na Sala de Espera acontece no Ciaspi


Servidores recebem orientações sobre prevenção à saúde -
Servidores recebem orientações sobre prevenção à saúde

Abril é um mês especial para a saúde do servidor, pois aborda os cuidados que vão desde a voz passando pelo o exercício físico, o alerta com a pressão arterial e aborda tambéma prevenção de acidentes de trabalho.

 

Aproveitando esse contexto de conscientização e prevenção que este mês agrega, o projeto Na Sala de Espera através das equipes multidisciplinares do Ciaspi desenvolveu algumas ações ao longo do mêsno sentido de melhorar a qualidade de vida do trabalhador.

 

As fonoaudiólogas da equipe Gestão de Cuidados, Naiana Rabelo e Ludmwyla Carvalho, falaram aos presentes sobre os cuidados com voz, distribuíram material educativo com o tema “Seja amigo da sua voz”. Além de divulgarem o projeto “A voz do professor” que está sendo desenvolvido nas escolas da rede estadual, desde o ano passado.

 

Em outro momentotambém foi distribuído o folder “Abril Verde: Todos juntos pela Segurança e Saúde no Trabalho”, material que orientar e dá dicas sobre prevenção de acidentes e mostra os dados no Brasil e no mundo a respeito de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais. Alertando que nosso país ocupa o 4º lugar no mundo em vítimas desse tipo de acidente.

 

Em alusão ao dia de combate a hipertensão arterial, a equipe de Saúde Ocupacional composta pela Dra. Hosana Araújo e Rayana Amélia realizou atividade educativa sobre o tema, aferição da pressão arterial e teste de glicemia capilar, com as orientações devidas a cada caso, para os servidores estaduais.

  

Algumas datas alusivas à saúde no mês de abril:

 

01 a 30/04 – Abril Verde: Segurança e Prevenção de Acidentes no Trabalho

02/04 – Dia Mundial de Conscientização do Autismo

02/04 – Dia Mundial de Conscientização da Doença de Mal de Parkinson

06/04 – Dia Mundial de Conscientização do Autismo

16/04 – Dia Mundial do Cuidado da Voz

17/04 – Dia Internacional Conscientização da Hemofilia

24/04 – Dia Mundial de Combate a Meningite

26/04 – Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão

 

*As fotos das ações estão na aba "Galerias" do site 


Autor: André Bastos